segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Será que somos nós os parvos?

Ontem à noite, soubemos que a Matilde chegou do Porto com a mãe e a bisavô (?), claro que esteve com o pai, o que já me admirou, não chegou a 1 hora, mas foi melhor que nada.
Quando o meu marido, avô da Matilde soube disto, verbalizou de uma maneira dorida o seguinte:
" Então não era normal que amanhã (que é hoje) a Marta dissesse ao Ricardo, para vir cá com a menina para estar e até almoçar com os avós e a tia Joana?".
Era...realmente...nós só queremos ver a Matilde, não precisamos de ver a Marta,assim como ela não precisa de se dar connosco senão quiser, mas não é assim...
Para já e devido ao problema da Marta, nem sequer pensa isto, acha que nós é que tinhamos que andar atrás dela para vermos a nossa neta, mas ela não é dona da filha,nem ela nem ninguém e não tem o direito de maneira nenhuma de afastar a criança seja de quem for, só porque é a mãe. Nós não temos que lhe pedir por favor para ver a nossa neta e estarmos sujeitos ao temperamento da Marta.Ela sabe que isso não pode fazer, mas faz!!!!
Nós já fomos proibidos e humilhados não sei quantas vezes, muito bonzinhos somos nós.....e devemos ser porque eu só vou transcrever esta frase do e-mail me enviou em 5 de março de 2008, quando quis vir novamente para cá viver com o Ricardo e voltar ao mesmo banco de onde saiu e que mentiu e está provado, dizendo que tinha voltado para o Porto por motivos profissionasi, ia para os juridicos....MENTIRA...soubemos isso desde a primeira hora!!!
Então a frase é esta:"ESTA MUDANÇA SERVIU PARA EU PERCEBER QUE O MEU LUGAR JÁ NÃO É AQUI,A RESOLVER OS PROBLEMAS COM A MINHA FAMILIA,PERCEBER QUEM É QUEM E O QUE EU SINTO PERANTE ELES.QUE O MEU LUGAR É LONGE DELES,MAS PERTO DO QUE ME FAZ FELIZ,DAS PESSOAS QUE DÃO AFECTO, CARINHO SEM PEDIR NADA".

Bem, eu trago sempre este e-mail na carteira e sempre que a Marta faz retaliação eu leio-o e não entendo e só posso entender se a Marta tiver qualquer tipo de doença, porque há outras frases que não vou transcrever,porque tenho pena dela, que ainda mostram mais o quanto ela é uma mulher sem afectos e sofrida, mas é verdade que também não aceita que não está bem e recusa ajuda.
Por coincidência, o meu marido também trás o e-mail com ele.......
Isto foi em março/08, como já disse voltou para casa do Ricardo a 5 ou 6 de junho/08 e no dia 8 de Julho/08 já estava a mudar de posição e a dizer que queria viver sòzinha, o que fez em fins de Agosto/08 e a saga voltou novamente, com alguns altos e baixos, mas sempre igual e sempre os mesmos truques e a utilizar sempre, sempre,sempre,sempre a pequenina Matilde!
Já chega...a criança tem direitos e o Pai e a familia do pai também e são tão importantes como todos os outros...
Estaremos todos errados? Seremos nós os parvos? Quando conto isto a alguém e mães que os pais nem nunca querem ver os filhos...as reacções são de espanto, pelo menos a mim, todas me dizem quem lhes dera que os pais dos filhos fossem interessados como o Ricardo, pois são elas que têm que andar atrás deles, para as crianças terem contacto com os pais.
Mas, acreditem que se eu fizer uma estatistica, felizmente são mais as que pensam assim, que as que pensam como a Marta.Felizmente!!!
Ah...e as bolachas, os bolos...a roupa...tudo o que o pai faz ou dá, vem dizer que a Matilde não gosta, não come,etc,etc,etc...isto por acaso é bastante importante se houver a tal reportagem da sindrome da alienação parental.É um dos sintomas, denegrir sempre em frente da criança o outro progenitor e dizer que ela não gostou do bolo que o pai fez ( o pai sabe fazer bolos e cozinhar),não gostou das bolachas....enfim....isto é um mundão de chatices e só quando a Matilde chegar à adolescência e se virar para a mãe a dizer:"Sai do meu quarto porque quero estar com os meus amigos", aí o mundo vai cair em cima da Marta, e então vai sentir na pele o que nos tem feito.Não falta muito.......
Ah, mas a Matilde ao pé do pai e de nós gosta disso tudo que a mãe disse o contrário e deste lado ninguém a obriga nada,....essa é que é verdade e há muita gente a testemunhar isso, felizmente.
Mas é tudo no superior interesse da criança.....desculpas, que passado pouco tempo estão perfeitamente identificadas!!

domingo, 30 de agosto de 2009

Mais uma vez....para que conste em memória futura

Quando vejo o meu irmão com a neta, os meus primos com os netos e quando vejo esses mesmos netos que convivem tanto com os avós maternos como paternos, fico triste e tanto eu como o Quim, achamos que não mereciamos que a Marta tivesse entrado nesta casa, nesta familia, para fazer o que faz......e de uma forma que é uma afronta psicológica constante e que não dá a perceber aos outros o que anda a fazer....só quem já está escaldado é que vê o quanto a Marta maltrata as pessoas psicologicamente e malcriadamente!
A avó da Matilde é a bisavó, porque a Marta assim o entende... O ano passado quando voltou em Junho a viver com o Ricardo estava toda simpática e aí vimos mais a Matilde em 2 meses (foi o tempo que ela se aguentou em casa do Ricardo), que no último ano!!!!
Vimos mais a Matilde nas 2 primeiras semanas de Agosto deste ano, e só dormiu uma noite com o pai ( porque fomos a Alpiarça e a Matilde quis lá dormir), do que nos últimos 6 meses....Porque a Marta entendeu que a Matilde não podia dormir com o pai..Mas dormirem as 3 na mesma cama, já não tem importância nenhuma,ou seja: a Matilde, a mãe e a bisavó!
A nossa neta a perguntar-nos : foste à minha festa do ballet? Não te vi, só vi a minha mãe,a minha avó ( q é a bisavó) e a Teresa (a vizinha de baixo)......Enfim, não desejo mal a ninguém, porque já me bastam os meus problemas ,mas desejo sinceramente e do fundo do coração que a Marta encontre alguém, rigorosamente igual a ela ( até porque se acha o máximo), e que esse alguém tenha uma familia rigorosamente igual à dela ( não precisa de ser pior), aí si, haverá justiça.
Ao meu filho, desejo-lhe o mesmo: que encontre alguém rigorosamente igual a ele, com os defeitos e qualidades e que a familia dela seja como a dele....acho que estou a ser justa!!!!
Aliás é tão bom escrever os factos e ler o que está para trás.Já nem me lembrava quando a Marta me proibiu de ver a Matilde em Dez.2006, em Março de 2007 mandou-me uma mensagem a pedir desculpa e a dizer que já podia voltar a ver a Matilde, está no meu blog de Nov.2007. Mas não mudou, o aniversário da Matilde de 2007, foi aquela odisseia MEDONHA que também escrevi em Nov. 2007, e o do ano passado não foi medonha....mas também vou descrevê-lo...
Para que conste, além de todo o comportamento inqualificável para o pai da filha e para nós, os avós paternos, depois o ódio, a vingança (gratuitos) ficam ainda mais acicatados nas seguintes alturas: férias, Natais, aniversários e fins de semana do Pai...
Podem registar, porque posso durar pouco..... que estamos fartos, cansados e tristes é verdade!
Outro desejo: que a Marta receba sempre em dobro do que fizer ao Ricardo e a nós, o que não é preocupante....porque ela só faz bem!!!!!
Não tenho a minima dúvida que haverá muita gente que não acredita no que escrevo, eu também não acreditaria, que há mulheres (assim como também há homens), com estes comportamentos, senão me tivesse tocado à porta.
Tudo o que escrevo é o que acontece e aligeirado, porque há pormenores que até omito, mas em vez de gastar dinheiro no PSI, escrevo!!!
Era uma boa reportagem para a SIC/RTP/RTPN/TVI...espero que um dia a façam...sobre a sindrome da alienação parental...é realmente diabólico!
As crianças sofrem e vão ser uns adultos infelizes e inseguros, no minimo, e os que são excluidos sofrem porque é muito dificil fazerem qualquer coisa...porque pela frente faz aquele sorriso......manipula e AFASTA as pessoas para não poderem conversar umas com as outras,etc,etc,etc,etc.....espero que essa reportagem se faça um dia destes!!!!!!!!!!!!!Ajudará muitas crianças, não tenho dúvida!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Desabafo..entre nós....

Não sei se já escrevi isto, mas nunca é demais repetir. Tudo aqui que desabafo, são factos que se passaram e irão continuar a passar (infelizmente), que nos têm tocado a nós directamente como avós paternos da Matilde e ao meu filho Ricardo, como pai da Matilde e que tem sido um autêntico pesadelo desde Dezembro de 2006, conforme já descrevi e se alguém quiser desmentir, que o faça directamente a mim e me prove que isto não é verdade........
Tudo na vida tem sempre mais que uma análise, mas a "VOLTA" que sempre convém à Marta é sempre a mesma, pois nem por um minuto pensa ou tem qualquer tipo de arrependimento do que faz aos outros, dai eu querer desabafar neste blog, porque a maldade tem sido desmedida e realmente, a Marta diz que o pai e a mãe dela não prestam, mas eu teria um grande desgosto se o meu filho fosse assim........
Tudo o que tenho desabafado é da minha autoria, o meu filho não tem nada a ver com isto, ele nem sequer lê o que escrevo, portanto, como sou sempre a odiosa (a seguir ao Ricardo), se me quiserem dizer alguma coisa é a mim.
Não inventei nada (nem teria qualquer proveito), e nem tudo tenho escrito, porque até tenho vergonha...acreditem e por estranho que possa parecer, da familia quase ninguém está "por dentro", de tanta alienação, porque acho que a familia não tem que estar a par de tanta tristeza!!!!
Amanhã vou escrever sobre o último aniversário da nossa neta....e depois comparando com o que nos fez em 2007...as diferenças não são muitas.
Pode manipular a vizinha de baixo, o vizinho do lado, da frente, os colegas do banco, o que quiser,a avó, o pai, a mãe, mas o comportamento da Marta é lesivo em qualquer parte do Mundo, daí não se conseguir dar, estar ou criar laços durante muito tempo...o que lhe dá "PICA" é o ódio e a vingança, mas que é cozinhado na imaginação dela, mais nada...porque hoje eu vejo que nem a mãe nem o pai dela, lhe fizerem o que ela conta, ela quer acreditar naquilo e resolveu transportar tudo isso para o Ricardo e para nós!!!!!Utilizando sempre a Matilde como escudo ou moeda de troca, conforme as conveniências.
Continua......................

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Para todos reflectirmos.........

Sintomas de Psicopatia

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Outro dia....

A Matilde, pelos menos durante o dia fica com o pai, apesar de toda a relutância da mãe. Não pode dormir em casa do pai e também quer que não jante com o pai......mas enfim a Marta lá vai dando este "ossito" ao Ricardo e ele a bem da filha, lá vai aceitando, o que faz mal.....
Os afectos não se compram nem se impõem.....há 30 anos atrás a palavra afectos, se calhar nem existia, mas agora sabemos o que são e a falta que nos fazem.
Ontem estiveram aqui, pai e filha. Não sou "PSI", mas também não preciso, aquela menina deve perceber tudo. Nunca lhe dissemos, nem dizemos mal da mãe, até porque seria um erro, mas para não afirmar a 100%, em relação a nós não se passa o mesmo e portanto tenho um feeling de99,9%.....Mas tb as acções ficam p quem as pratica, lá isso é verdade.
Aliás, tal como escrevi, a Marta aqui só não vem qd não quer, mas a familia dela (graças ao q ela deve ter inventado), não trata, nem nunca tratou o Ricardo, como sempre a tratámos a ela.
Eu continuo a perguntar e nunca vou ter resposta, mas insisto: Alguém me sabe dizer porque a Marta acha que é a dona da Matilde? Faz e desfaz tudo o que seja relacionado com a filha sem dar conhecimento ao Ricardo, vai para onde quer e com quem quer com a filha sem dizer nada. Porquê? Eu acho que os juizes, já começaram a perceber que isto n pode ser assim.
No Porto o pai sabe com quem é q a filha convive? Por acaso não sabe e sabem a minha opinião? Não vejo gente muito abonatória moralmente....pelo menos do que vi e sei ....mas isso fica p outra oportunidade, também n se pode escrever tudo!
O mundo é tão pequeno!!!!!


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Olhares...

No periodo entre 2007 e um pouco antes de regressar novamente aqui em 2008, na fase da radicalização total, a Marta ameaçou o Ricardo várias vezes que quando a MAtilde tivesse 5 anos (faz este ano em outubro), se ela não quisesse estar com o pai, ela nunca a obrigaria.
Ora, não há nenhuma mãe NORMAL, que não queira que os seus filhos contactem com o pai, depois da separação, porque sabem que isso só prejudica a formação da criança e altera a sua personalidade quando for adulta.
Então este ano de 2008/2009 e mais uma vez através de uma mudança de personalidade(aparente,claro) conseguiu que a criança tivesse o menos tempo possivel com o pai e quando era um tempo mais alargado, a mãe estava sempre presente.
Existem pessoas que acham que podem ser transgressoras das regras sociais, são completamente desprovidas de sentimentos de compaixão ou culpa, e quando algo corre mal a culpa nunca é delas, é sempre dos outros.
Aliás, são desprovidas de afectos, não têm emoções....só têm razão...logo ....são frias e calculistas.
Claro que isto não é da minha cabeça, mas sim parte de um artigo de uma Psiquiatra, que li ontem e me senti completamente arrepiada, porque preocupada já eu estava!!!



Mais uma voltinha...e voltamos sempre ao mesmo

A verdade é que eu não gostaria de estar a escrever isto, eu preferia falar do Sol, da Lua, das boas coisas que a vida nos oferece, dos passeios à beira mar, dos silêncios, que nem sempre são vazios, bem pelo contrário, da solidariedade para com o próximo, (mas não para inglês ver), et,etc.

Mas o que é um facto é que a Marta tem uma comportamento e note-se não é só para o Ricardo ou para nós, a que chamo de uma maneira simplista de "FACHADA" mas com uma componente gravissima comportamental.

De repente está muito simpática, como passado uns segundos parece um tsunami e destrói tudo. Isto é verdade e o que me preocupa não é só o meu filho Ricardo ,é realmente aquela criança estar a ser manipulada para não ter vontade própria, ter de gostar só de quem e do que a mãe quer.

Portanto, tenho que escrever, para alguém ler, quando nós ou o Ricardo desaparecermos, puderem dizer à minha neta Matilde que a mãe dela, a Marta, tem feito tudo desde 2006 para a afastar de nós e sobretudo do Pai dela.Nós os avós sentimos tristeza, mas não somos o Pai.....

Matilde, não acredites, o teu pai adora-te e luta muito por ti e nós os teus avós a quem tu vês muito pouco e que só te podemos ver qd a tua mãe está bem disposta, gostamos muito de ti.

Esta mãe saiu de casa no dia 1 de dez. de 2006, onde a matilde tinha estado desde que nasceu em out.2005. Foi para outra casa no montijo.

A Matilde em 2007 sai do infantário e entra numa escolinha em Alcochete onde tb estava a melhor amiga dela, pois a Marta um mês e meio depois e sabendo que já tinha pedido a transferência para o Porto, levanta a tenda e aí vai ela com os tarecos para outra casa, e para outra escola, mas para o Porto. Aí foi a saga miserável que está descrito para trás.

Volta em 2008 para a casa novamente do Ricardo, sai em 2008 novamente para outra casa onde está agora no Montijo (vamos ver até quando), e é ela que aponta e critica e afasta as outras pessoas, que não sairam do mesmo sitio.E lá vão as 5 casas que a matilde com tão pouca idade já conheceu.

Isto tem um nome, mas deixo para a avaliação de um Psicólogo.

É demasiado fazer tanto mal a uma criança e a uma familia, que realmente não tem os mesmos valores morais nem afectivos que ela, lá isso é verdade!

Por hoje já desabafei!

sábado, 1 de agosto de 2009

Continuação.....

Agora no fim de Junho foi a festa do ballet da Matilde. O meu filho Ricardo fez questão que fossemos e gostei imenso de ver a Matilde.

1º - A Marta, como sempre não nos apresentou a nenhum dos pais amigos da Matilde nem aos avós.O que aliás, não estranhei,porque educação foi coisa que a mãezinha não lhe ensinou.
No entanto sempre que vai connosco para algum lado, apresentamo-la a todo gente.
Alguns deles é que se apresentaram e são todos muitos simpático e acima de tudo parecem-me pessoais normais, percebem?
2º - Lá estava a bisavó da Matilde, que deveria ter o máximo respeito pelo pai da binsneta, prq a neta dela voltou para cá com a filha, depois de tudo o que fez ao Ricardo e a nós e novamente foi aceite como se nada se tivesse passado.
Mas não, obssessiva como é, parece mãe da matilde, é de partir a rir...
O avô Zézé, que é o avô materno da Matilde, como ameaçou de morte o meu filho e pai da neta dele (?), é tão corajoso e como tem os ditos no sitio, nem apareceu, porque nem consegue olhar-nos nos olhos. Porque sempre tratámos bem a filha dele e ele não tem coluna vertebral nehuma.
Aliás, quem não deve não teme......e nós não devemos nada a nehum deles, eles é que se introduziram nas nossas vidas, para destruir tudo.
3º-Conhecemos os avós de uma das amiguinhas da minha neta, chamada Carolina, que são muito simpáticos e estive imenso tempo a falar com a avó.
Sabem o que a Marta teve a lata de me dizer? Ai, sabe a Matilde adora os avós da Carolina, até vamos muitas vezes jantar com eles ao fórum do Montijo à sexta-feira.......
4º Não respondi.Mas agora digam-me se esta mulher não é descompensada. A nós afasta-nos e ao pai da Matilde e depois com estranhos tem estes comportamentos. Não dá para entender.
Mais uma vez....JUIZES de todo o mundo, não dêm o poder paternal só às mães!
Acabem com a fantochada das mesadas. Cada pai deveria pagar a despesas do filho, mas é pagar metade do colégio, metade do vestuário, metade da saúde,etct,etc.
Aí as meninas começavam a bater logo a bolinha baixa,não tinham comportamentos alienados e não falavam em nome dos filhos, e aí a criança passaria a estar 15 dias com um, 15 dias com outro.Acabava-se a ciumite aguda e as tretas inventadas.
Há países onde isto se pratica e os conflitos acabaram.
Estou disposta a dar cara, com outras avós, sobre a alienaçaõ parental.....
Aliás, mesmo que a Matilde, já não possa ser feliz, porque a mãe manipula-a totalmente, gostava de contribuir para que outras crianças não sofressem com este pesadelo.
Apesar de tudo oque nos tem feito e faz, sempre que quer arranjar pretextos para mudar de sitio ou de outra coisa qualquer, a Marta sabe e sente, que nós seremos provàvelmente os únicos que lhe abriremos sempre a porta, sem lhe exigirmos nada em troca.