sábado, 18 de dezembro de 2010

Sempre..mais do mesmo....

Quando se mente para a criança e se mente pela criança, quer seja para o pai, quer seja na escola, no emprego, para o advogado,para a familia, para os  amigos, etc,etc,etc....chama-se a isto MITOMANIA!

Faz-se fabulação dos acontecimentos, inventando, fingindo e portanto mentindo por mentir.
Isto tem tratamento com psicoterapia, mas raramente as pessoas assumem, pelo que passado algum tempo quem as rodeia tornam-se intolerantes , porque descobrem fàcilmente este problema que se diz vulgarmente que é: um mentiroso ou um mentirosa!

Vive-se num circulo vicioso de fabular tudo e mais alguma coisa, porque sentem-se rejeitados ou abandonados, mas exatacmente por isso "fantasiam" sobre tudo e todos e normalmente elas são as vitimas desta fábula e os outros os "lobos maus", porque foi a maneira que descobriram de sobreviver ao seu sentimento de rejeição, preferem mentir e culpar os outros para não verem que o problema é seu e que deveriam pedir ajuda!

As crianças criadas dentro desta "fábula" também sofrem e muito e não é por acaso  quando estão   junto do progenitor que sofre de Mitomania e se lhes pergunta qualquer coisa muito simples: como por exemplo "estás melhor ou coisa do género", a criança antes de responder olha logo para o progenitor guardião...porque não sabe qual a resposta que esse progenitor quer que ela dê (ela criança).
Também há caracteristicas nestas pessoas que são de levar em conta, normalmente procuram  pessoas/amigos com pouco conhecimento e poucas habilitações académicas porque são ,por principio , as pessoas que durante mais tempo acreditam nestas "fábulas"  e lhe servem de suporte!

Enquanto não reparam....e se tornam intolerantes para este comportamento, estas pessoas vão dando jeito!

Há tanto por dizer e para dizer....como se inventa que a criança não gosta do pai, mas depois já é que não gosta mas não quer ir ou não quer estar e depois....tem-se a "lata" de várias alterações ou melhor manipulações nos tempos do pai a criança estar com o companheiro com quem se vive e que a criança conhece há meia dúzia de meses......mais outra "fabulação"....querer "substituir" o progenitor pelo companheiro......
Enfim.................o pai natal também é uma "fábula"....só que "aparentemente" gosta das crianças ou não?

Entretanto, vão-se tornando reféns desta dinâmica e ficam tão enredadas que pouco se pode fazer!
Temos pena...mas só com tratamento e para isso não basta assumir...o mais importante é querer tratar-se!



NOTA: FABULAR  É SINÓNIMO DE ........INVENTAR....FINGIR....DISSIMULAR....MAS O MAIS CORRENTE É DIZER-SE MENTIR! É A PALAVRA MAIS CONHECIDA!

Como irá terminar não sei......mas que é mais do mesmo é!

Sem comentários: