sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Valerá a pena?

Hoje fui almoçar com 4 antigas colegas e amigas, e uma delas que eu já não via há imenso tempo já é avó há 4 meses. A filha , desta minha amiga já tem 25 anos, é quase médica e como eu me lembro dela com 3 anos (a idade da minha neta), quando eu vinha ,nessa altura estavamos em Cascais , com a mãe dela buscá-la ao colégio (de mt renome e ainda hoje é).Era uma menina linda, de olhos azuis, de uma familia bemzérrima, mas com muitos problemas porque era uma familia muito grande, muito religiosa....etc,etc.

A minha amiga mostra-nos as fotos da bébé e uma também que estava a bébé e a mãe (a filha da minha amiga), a bébé ainda tem poucos meses, olhei ,achei a bébé gira. Uma outra amiga, que tem mais alguns anos do que eu, vira-se para a recente avó e diz-lhe: Ah, mas o pai é negro, não é?

Bem, eu se tivesse um buraco enfiava-me, (ainda dizem que eu falo demais!),pois era nitido e não era preciso haver comentários..

Ora a a razão de eu escrever isto será porquê? Porque esta mãe/avó está desolada com a ''escolha'' que a ''menina'' dela fez.Não pela cor, mas porque o pai da criança não está à altura dela, nem em educação, nem em valores, nem em cultura, vem de uma cultura diferente.....

Como não têm condições, filha e neta estão a viver com ela e o pai só lá aparece de vez em quando.

O facto desta minha amiga não querer o pai da neta lá em casa, até posso entender, porque eu fiz o que fiz à mãe da minha neta e depois levei com os pés e fora o resto.......,agora nós não podemos escolher o que é ou não é bom para os nossos filhos,nem sentirmos que isto é um grande desgosto sem solução ,porque quanto mais ela disser à filha que ele não é homem para ela mais ela vai querer ir viver com ele, além disso e volto a repetir, o que interessa é a criança (que é a avó que cuida porque a mãe está a estudar).

Só lhe consegui dizer, não por saber mais que os outros, mas pela minha experiência, tem que ser a filha dela a ver se ele presta ou não, nós os pais só podemos apoiar se quisermos.......

Desgosto é o que estão a passar os pais do Miko, que não se vê uma luz ao fundo do túnel, esses sim, haja o que houver jamais voltarão a ser os mesmos.

A minha dor pela minha filha ser doente há 23 anos é grande, mas nada comparado com um jovem adolescente querer desistir de viver.

Chorei outro dia quando o pai do Miko me disse :Já pertencemos ao teu clube.........

Que interessa se é preto,branco,religioso,ateu,agnóstico...o que é necessário é ter um bom carácter e uma mente sã...tudo o resta se ultrapassa.

Os momentos maus têm 2 fases: a primeira é que não duram sempre, a segunda é que nos fazem crescer e aprender, com os nossos erros e com os dos outros...

Obrigada a todos que me têm ensinado a tentar ser um ser humano melhor!!!!!!!!

Valerá a pena olharmos para a cor da pele? Acho que não!!!!

Sem comentários: