terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O sorriso dos inocentes........

Hoje na aula de Antropologia Cultural, foi-nos mostrado um DVD feito pela Instituição Aboim Ascenção que me fez ainda pensar mais nos ''Natais'' do consumismo e das listas, para ver quem tem mais ou menos prendas.......
A professora ,como um dos trabalhos para o mestrado dela foi feito no Algarve, onde há uma grande taxa de abandono de crianças, que eu pessoalmente não sabia, fez questão que hoje fosse um dos temas, exactamente no âmbito da antropologia cultural.
É realmente a melhor instituição do País e segundo ela, foi considerada das melhores em todo o mundo. Vê-se neste DVD toda a tecnologia e todo o trabalho daquela equipa.
Mas o que me chamou a atenção´, foi o sorriso daqueles meninos e meninas, alguns ainda bébés, que têm todo o carinho daquela gente maravilhosa, mas que foram abandonados pelos progenitores.....
Que sorrisos maravilhos e que vontade de os adoptar, já nem idade tenho para isso....Mas todas as pessoas que não podem ter filhos ou se têm e querem mais lembrem-se destes meninos, que apesar de estarem muito bem entregues, necessitam do amor de um pai de uma mãe e de avós...
Aqui lembrei-me, claro da mãe da minha neta e falei nisso na aula, que tirou,por capricho pessoal o convivio de um pai e de uma filha e nos proibiu,os avós paternos, de estarmos com a nossa neta.
Como as pessoas são cruéis e por causa dos seus próprios ''desafectos'' (n sei se existe esta palavra), não pensam que também vão morrer, também vão ficar doentes e que o melhor que se pode ter é não ser egoista e amar incondicional mente uma criança sem colocar barreiras afectivas.
Ela julga-se dona daquela menina de três anos, que idiota!!Falta-lhe olhar p o lado e ver o sorriso daquelas crianças que AdORARIAM ter um pai, como o pai da minha neta.Que apesar de todos os impedimentos, faz 600kms de 15 em 15 dias para poder estar umas horas com a filha!!!!
Que sejas recompensado por isso, filho! O tempo acaba por ser o grande juiz disto tudo, disso não tenho dúvida....mas até lá.........
Só o facto de dizer mal do pai da filha dela, só o facto de nos ter excluido da festa de aniversário, para a qual fomos convidados pela advogada dela (que ainda por cima é sua familiar) e depois ter negado tudo, cometeu um ''crime de ''exclusão'' que merecia ser julgada, não nos tribunais normais, mas no Tribunal dos direitos humanos.
A todas as crianças que são abandonadas e que se encontram em Instituições de acolhimento, desejo que aquele sorriso inocente, chame até eles, os pais e a familia que merecem, para que todos os dias nas suas vidas possa ser ...realmente NATAL!!!!!!!!!

Sem comentários: